Painel Infraestrutura

Marcello da Costa Vieira
ENGENHEIRO CIVIL, Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia – IME; DOUTOR em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília – UnB; BACHAREL em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, ESPECIALISTA em Gerenciamento de Projetos pela FGV; Certificado como PROJECT MANAGEMENT PROFESSIONAL – PMP pelo PMI. Atual Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura; Presidente do Conselho de Administração da VALEC; Membro do Conselho de Administração da EPL; Membro do Conselho de Administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Foi Diretor do Departamento de Gestão e Projetos Especiais, na Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura. Exerceu função de Engenheiro Militar, supervisor de obras da Diretoria de Obras do Exército Brasileiro. Professor e Palestrante em cursos e seminários sobre licitações e contratos de obras públicas, gerenciamento de projetos, planejamento de obras de infraestrutura e logística.

Luiz Afonso dos Santos Senna
Conselheiro-Presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul.- AGERGS; Pós-Doutorado – University of Oxford (Inglaterra); PhD em Transportes pela University of Leeds (Inglaterra); Mestre em Transportes pela COPPE/UFRJ; Eng. Civil pela UFRGS; Educação Executiva (Infrastructure in a Market Economy) – Kennedy School of Government – Harvard University (USA); Professor Titular – Escola de Engenharia da UFRGS; Foi Consultor do Banco Mundial, e FONPLATA. Foi Diretor Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT; Foi Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC; Coordenou o estudo de pré-viabilidade do sistema Hyperloop na rota Porto Alegre-Serra Gaúcha; Coordenou o Plano Estadual de Logístixca e Transportes do Rio Grande do Sul – PELT-RS; Consultor de empresas privadas e de instituições públicas nas três esferas de governo no Brasil e exterior. Foi Researcher at Institut für Mobilitätsforschung – IfMo, research institute linked to BMW (Germany); Professor Visitante da Grenoble Business School (França). Membro do Conselho do IREE INFRA e do Conselho de infraestrutura da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – COINFRA; Autor dos livros: Rodovias Auto-sustentadas: O Desafio do Século XXI; e Economia e Planejamento de Transportes e de inúmeros artigos em conferências, congressos, jornais e revistas científicas em nível nacional e internacional.

Camilo Adas
Engenheiro mecânico com 35 anos de experiência no mercado automotivo, atuou na Mercedes-Benz do Brasil e no Grupo Daimler, sendo responsável por vários projetos de caminhões que estão atualmente no mercado. Foi Chief Engineer e Board Member da empresa na França e Alemanha, entre várias outras experiências internacionais.
Sempre dedicado à Pesquisa e Inovação e à Gestão do Conhecimento, é professor convidado na Fundação Dom Cabral.
Camilo Adas é pesquisador na área de logística sustentável e tem trabalhado intensamente para o aumento da eficácia intermodal do transporte brasileiro.
Ele é o Presidente do Conselho da SAE Brasil, sendo responsável pela concepção do plano estratégico SAE do Futuro.
Painel de Intermodalidade:

Vanderlei Marques
Head of Digital Supply Chain da VLI, Co-Founder & CEO do TRATO
Vanderlei é formado em Engenharia de Produção (UFRJ) com especializações em gestão e performance na Fundação Dom Cabral e IMD.
Atua na VLI há cinco anos e há cerca de três é também CEO do Trato. Tem experiências em passagens pela Vale e PWC.

Jaime C. Batista
Formado em Administração com ênfase em Comercio Exterior pela UNIMES, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios além de especialização em Desenvolvimento de Lideranças pela Fundação Dom Cabral, possuo uma longa carreira em shipping pela Hamburg Sud / Aliança Navegação, Maersk Company. Atualmente sou Head de Vendas Cabotagem pela Alianca Navegacao e Logistica, desenvolvendo logística integrada e sustentável com uso transporte marítimo de carga no elo principal de demandas logísticas Nacionais.

Ricardo Cassel
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Engenharia de Produção também pela UFRGS, Ph.D. em Management Science pela Lancaster University – Inglaterra. É pesquisador e professor associado do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS e coordena o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da universidade. Criou e coordena o Centro de Estudos Avançados em Supply Chain (CEASUP/UFRGS) e o curso de Pós-Graduação em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Foi professor associado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), diretor executivo da Plastisul Artefatos Plásticos, diretor industrial do curtume A. Bühler e gerente de processos da RDV Comercial Exportadora e Importadora. Foi sócio e consultor da RAC Assessoria Empresarial e realizou projetos de assessoria para o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para o SEBRAE-RS, para a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), e em empresas como Petrobras, Samarco Mineradora, Ipiranga Petroquímica, TNT Logística, Aurora Alimentos, Dana, Grupo JBS. Possui diversos artigos publicados em congressos e revistas especializadas, tendo recebido o prêmio de melhor artigo do ano de 2010 da Business Process Management Journal.
Painel Transformação Digital na Logística

Adriano Medeiros
Engenheiro Mecânico, com mestrado em administração e finanças. Trabalhou no mercado financeiro, manufatura e 15 anos em operadores logísticos, sendo os últimos 3 anos como Diretor Sênior de Operações na DHL Supply Chain, nos setores Automotivo, Energia, Manufatura e Agrícola.

Anna Valle
Engenheira, apaixonada por pessoas, processos e tecnologia. É fundadora e COO da Quattro, Startup de tecnologia para Logística e Supply Chain. Possui uma plataforma SaaS de digitalização da cadeia de suprimentos. Participa do Comitê de Operações Industriais Conectadas da SAE BRASIL e é voluntária no Baja e no Fórmula SAE – Programas Estudantis da SAE BRASIL. É mentora de intermodalidadde e faz parte do grupo da mentoria SAE Mulheres.

Luis Martinez
Engenheiro de Produção com MBA em Finanças. Durante 20 anos desenvolveu carreira executiva em áreas de supply chain em grandes empresas como 3M, Chevron, Grupo Votorantim, Walmart.
Atualmente é fundador e Diretor Comercial da goFlux, startup de logística.

Aurelio de Padua Gandra
Graduado em Ciências da Computação na University of Nebraska at Omaha nos EUA, através de bolsas de estudo da Institute of International Education e Capes, com passagens pela University of New South Wales na Austrália e UFVJM, no Brasil. Liderou a Foxtrot Systems, uma startup de tecnologia de última milha de San Francisco, para 15 países, desde o investimento seee até o financiamento series A como VP de Estratégia de GTM
Cofundador da Abbiamo, startup focada em experiência do consumidor através da logística Experiencia em mais de 300 Hubs/Centros de Distribuição em 15 países.

Carlos Panitz
Carlos Eduardo Panitz – CEO da VE3 Consultoria e Tecnologia* empresa de software e consultoria nas áreas de Supply Chain . Carlos é formando em Engenharia Civil pela UFRGS, Administração de Empresas pela PUC-RS, Mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS. Presidiu o Instituto Brasileiro de supply chain – inbrasc e é membro da mesa diretora da SAE sessão Porto Alegre. Exerceu diversas posições como executivo de logística em empresas do setor automotivo, Telecom e Linha Branca.
Painel Logística Sustentável

Cleverson Forato
Diretor de Operações da GCS Certificadora para América Latina.
Especialista Técnico em Programas de Avaliação de Conformidade Setoriais.
Auditor Líder com Experiência de mais de 15 anos nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 39001, ISO 50001 e ISO 37001.
Especialista em Projetos de Sustentabilidade Corporativas ESG.
Especialista em Sistema de Gestão da Segurança Viária em projetos de grandes grupos como Volvo, Localiza e Ipiranga.
MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Estratégia de Negócios pela PUC-PR. Economista pela Universidade Estadual de Londrina.
Consultor de Sistemas de Gestão com projetos certificados em empresas de diversos segmentos.
Consultor e Instrutor de Treinamentos para os padrões ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, FSC, ISO 22000, IATF 16949, ISO 39001, ISO 37001, ISO 19600, SASSMAQ, ISO 50001, Certificação de Produtos.
Consultor Especialista em Metodologia BPM (Gestão de Processos do Negócio).
Atuação como Conselheiro Consultivo e o Assessor em Projetos de Governança Corporativa.
Consultor Mentoring com foco em Estratégia e Reestruturação Empresarial, com mais de 20 processos de desenvolvimento de Diretores e Sucessores em empresas Nacionais e Multinacionais.
Docente em Cursos de Pós-Graduação para as disciplinas de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Ambiental, Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental, Sistema de Gestão Integrado, Certificação Florestal (FSC).

Nestor Felpi
Diretor Executivo de Inovação e Supply Chain da América Latina na Natura & Co – mais de 25 anos de experiência em Supply Chain, Logística, Compras e Manufatura Industrial em toda a Base Internacional e Global. Nativo da Argentina, residente permanente do Brasil e cidadão espanhol. Tem formação em Engenharia pela Universidade de Buenos Aires, MBA pela Universidade CEMA e Engenheiro Industrial pela Universidade de Buenos Aires. Trabalhou em empresas como Procter & Gamble, Clorox, Avon, Philips e hoje Natura: como diretor da integração e inovação Logística da Natura&Co.

Márcio D´Agosto
Doutor em Engenharia de Transportes, professor Associado do Programa de Engenharia de Transporte (PET) da COPPE/UFRJ. Pesquisador 1A do CNPq, fundador e Presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS) e Coordenador do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB). Possui consolidada experiência profissional em gestão da sustentabilidade em mobilidade e logística, transporte, uso de energia e impactos ambientais e projeções futuras para uso de energia e impactos ambientais nos transportes.